Menu

vivendodebemcomavida.com.br

Saiba quem é Jorge Moll – O criador de uma das maiores redes de hospitais do Brasil

Nome completo? Jorge Neval Moll Filho. Profissão? Médico. Especialidade? Cardiologista. Este é Jorge Moll, que também é um empresário brasileiro. Ele é o fundador da rede D’Or São Luiz – que se trata do maior grupo privado de hospitais do país. O carioca também é o presidente do Conselho de Administração do Grupo.

O início

Foi em 1977 que Jorge Moll fundou um laboratório de diagnóstico em saúde – a chamada Cardiolab. Logo, o cardiologista transformou o empreendimento na maior operadora independente de hospitais do Brasil.

“Idealista em medicina, comecei com equipamentos. Fizemos no Rio de Janeiro uma grande instituição de exames complementares, que era uma coisa que faltava muito”, conta Moll – que ainda acrescenta que a sua trajetória foi baseada em ocupar espaços, já que o Rio de Janeiro, no final da década de 1970 e início de 1980, era o “centro da medicina no Brasil”.

A decadência dos serviços

O cardiologista destaca que, na época – final de 70, início de 80 – os serviços de saúde começaram a piorar. Isso, principalmente, por conta da maioria das instituições hospitalares do estado serem públicas. “A situação agravou muito em função do SUS [Sistema Único de Saúde], que unificou tudo e tirou a identidade dos hospitais que existiam”, enfatizou Jorge Moll – começaram a faltar diagnósticos de qualidade e serviços de excelência. E foi nesse contexto que o médico conclui – O Rio de Janeiro é uma “cidade muito grande, não adianta ter um hospital, precisamos de uma rede de hospitais que atenda várias áreas da população”.

Não demorou muito para serem construídos o Copa D’Or, o Barra D’Or e o Quinta D’Or. – as três primeiras instituições da rede D’Or.

 

Em números – A rede de hospitais D’Or São Luiz

De acordo com o site oficial da rede de Jorge Moll, a D’Or São Luiz possui 35 hospitais e dois sob gestão (Hospital da Criança e Israelita); 5,1 mil leitos operacionais; 38,5 mil colaboradores; e 87 mil médicos credenciados. Ela faz, por ano, cerca de 3,35 milhões de atendimentos de emergência, 356 mil internações, 220 mil cirurgias e 24,3 mil partos.

 

Eficiência conforto e luxo – O Copa Star

O Copa Star é um dos maiores empreendimentos da rede D’Or São Luiz. Inaugurado em outubro de 2016, no Bairro de Copacabana, Zona Sul carioca, o hospital une equipamentos modernos com serviços de hotelaria.

Quem frequenta o hospital da rede fundada por Jorge Moll desfruta de tranquilidade e praticidade – o espaço possui hall com aromas cítricos e amadeirados, livros, sofás, piano, restaurante com um cardápio pensado por um chef francês e cozinha comandada por um suíço, além de obras de arte do pintor japonês Yutaka, espalhadas pelos corredores. No Copa Star, os pacientes e acompanhantes também não são incomodados com as correrias das macas e carrinhos de roupas de cama. Simplesmente, porque essas atividades são realizadas em uma unidade que fica separada à de quem está internado.

O hospital, que ainda possui diversos outras peculiaridades, foi pensado e projetado para atender a Classe AA. A ideia da rede de hospitais D’Or São Luiz é expandir esse modelo “cinco estrelas” para outras capitais brasileiras.