Menu

vivendodebemcomavida.com.br

Exame de sangue apontará início de câncer

Image result for exame de sange

Um dos maiores problemas para quem tem câncer, é descobrir a presença dele muitas vezes em estado avançado sendo tarde demais para algum tratamento. Uma descoberta feita por pesquisadores mostraram que a tecnologia computadorizada que ajuda no mapeamento genético pode ajudar no problema. O estudo contou com 100 pessoas que foram sujeitas a testes usando essa abordagem e foi possível a identificação dessas mutações que tem relação com diversos tipos de cancros como de pulmão e mama precocemente. O estudo pode colaborar na redução de resultado falso positivo e foi publicado pela revista Science Translational Medicine.

É um desafio para a medicina ter a possibilidade de contar com um exame que dê um diagnóstico precoce de câncer e as pesquisas ainda se encontram em estado inicial. Para um resultado concreto os cientistas utilizaram mutações relacionadas com carcinomas que podem ser encontrados no DNA do tumor circulante, que é um material geneticamente gerado pelo próprio tumor invadindo a corrente sanguínea. A pesquisa conta com a liderança do professor de Oncologia do Centro Médico de Câncer Johns Hopkings Kimmel, Victor Velcuescu, nos Estados Unidos.

Os testes em sua maioria são baseados nos vestígios genéticos que estão presentes nas amostras de tumores extraídos em biópsias.

Para utilizar o DNA circulante tumoral, os pesquisadores usaram a análise computacional que possibilita o sequenciamento de cada molécula sanguínea diversas vezes e identificá-las em suas alterações que tem associação aos carcinomas e suas variações no sangue.

Foram identificadas diversas mutações que possuem relação a 58 genes ligados a tumores devido a essa tecnologia, em 194 pessoas com câncer colorretal, de pulmão, de mama e ovários sendo elas identificadas precocemente o que não aconteceu em indivíduos saudáveis. Os resultados poderão ser usados para uma base para desenvolver um teste mais apurado que mostre o tumor mais precoce e ajude no tratamento com a vantagem de ser simples, pois o teste é feito com uma amostra de sangue pequena.

Apesar dos pesquisadores terem resultados promissores eles ressaltam a necessidade de uma análise mais complexa para que o exame seja aprimorado e outras mutações que tenham relação com câncer sejam identificadas primeiras. Eles apostam que essa tecnologia no futuro seja mais acessível para facilitar o uso do método, pois o custo atual é alto.