Menu

vivendodebemcomavida.com.br

O que é o desvio de septo?

Resultado de imagem para O que é o Desvio de Septo?

 

O septo nasal nada mais é do que uma parede formada por osso, cartilagem e mucosa, que separa as narinas.

O desvio de septo pode ser considerado um distúrbio congênito e manifestar-se durante o desenvolvimento dos ossos, na infância. Em muitos casos, o desvio pode resultar de processos inflamatórios, infecciosos, alérgicos crônicos, cirurgia ou devido a traumatismos e quedas. Os desvios começam a representar um problema a partir do momento que impede o sistema respiratório funcionar normalmente, porém, é necessário investigar para ver se o problema é o desvio, ou uma rinite, pólipo ou cornetos nasais.

Em alguns casos, o desvio de septo não causa nenhum sintoma, mas em outros pode provocar obstrução nasal e assim causar retenção das secreções, rinossinusite crônica e até mesmo sangramentos. Outros sintomas recorrentes são: respiração pela boca, apneia do sono, roncos, cansaço, dificuldade para dormir e dores de cabeça. A maioria destes sintomas pode aparecer durante resfriados e outras infecções.

O diagnóstico é feito após um exame clínico, levando em conta os sintomas, além de um exame que possibilita a visualização do interior das narinas. Um diagnóstico certeiro tem que ser feito, para que os sintomas não sejam confundidos com outra enfermidade nasal.

O tratamento é feito através de uma cirurgia, a septoplastia, indicada quando a pessoa tem uma dificuldade de respirar de maneira livre. É de extrema importância verificar se não existem outros fatores que estão corroborando com a obstrução e por isso, o melhor é que a cirurgia seja feito no fim da adolescência, quando o nariz e outras mudanças faciais já acabaram, caso a cirurgia seja feita na adolescência e o nariz volte a crescer,o riscodo desvio voltar é muito grande.

No aspecto estético, a cirurgia melhora a aparência do nariz, deixando ele sem imperfeições.

As principais recomendações se referem à atenção no dia-a-dia, para que o desvio de septo não aconteça. Caso a criança durma com a boca aberta, procure um médico, já que esta posição faz com que a língua pressione o céu da boca e empurre o septo nasal. Caso pratique exercícios em grupo, com grande contato, procure tomar cuidado para não sofrer quedas e assim ocasionar o desvio de septo.