Menu

vivendodebemcomavida.com.br

Dicas para cuidar bem dos dentes

Resultado de imagem para sorriso

É muito comum algumas pessoas deixarem de lado o cuidado com os dentes e priorizarem outras áreas do corpo quando o assunto é saúde. Mas o que muita gente não sabe é que a falta de cuidado com os dentes é sinônimo de problemas futuros, além de gastos excessivos com tratamentos.

De fato, um sorriso bonito e dentes bem tratados e branquinhos são pontos fortes da nossa apresentação pessoal. Por isso é essencial fazer a escovação após as refeições e da forma correta.

Conheça algumas dicas simples, mas muito importantes, para você manter dentes e gengivas saudáveis.

 

1 – Faça a escovação de forma correta

É muito importante escovar os dentes após ingerir qualquer alimento. O acúmulo de bactérias causa placas que vão deteriorando os dentes, além de mau hálito.

A escovação deve ser feita cuidadosamente, com creme dental com flúor, e a escova precisa alcançar todos os dentes de forma completa, incluindo a língua. Enxágue várias vezes fazendo bochechos para eliminar todos os resíduos.

 

2 – Use fio dental

Passar fio dental é tão importante quanto a escovação porque ele ajuda a eliminar a sujeira que fica entre os dentes, onde a escova não alcança. Caso contrário os dentes não ficarão livres de cáries e placas.

 

3 – Inclua um bom antisséptico bucal

Use um produto sem álcool, pois o álcool pode manchar os dentes e irritar a gengiva. O antisséptico ajuda a eliminar bactérias e mantém a boca mais limpa.

 

4 – Escolha a escova de dente certa

A melhor escova é aquela com cerdas macias e cabeça pequena. Ela se encaixa bem na boca e consegue alcançar todos os dentes, além de não maltratar a gengiva.

 

5 – Troque a escova de dentes regularmente

O ideal é trocar a cada 3 meses, que é o tempo que leva para começar a desgastar.

Além de não fazer o melhor trabalho por conta do desgaste, a escova acumula bactérias com o passar do tempo.

 

6 – Tenha horários para comer

Quem passa o dia beliscando não vai escovar os dentes a todo momento e é aí que mora o perigo. Procure ter uma rotina na alimentação para que possa fazer as escovações logo após as refeições.

 

7 – Visite regulamente um dentista

É essencial separar uma quantia de dinheiro para idas regulares ao dentista. Isso vai evitar problemas maiores e que podem ser bastante dolorosos no futuro, além de gastos excessivos com tratamentos muito complexos.